01/09/2009

Tudo acaba

O que é doce acaba. O que é amargo e o que é salgado também. Um dia de sol com um bom passeio e sorvete acaba rápido. Tem coisas que acabam abruptamente como a queda de um Boing no Atlântico. Há outras que vão definhando e demoram a acabar, mas se acabam. A vida acaba. Uma erupção vulcânica faz muito estardalhaço, mas acaba. A vontade de urinar acaba logo, assim que se vai ao banheiro.
Quando se está no meio de um importante trabalho no computador, a energia elétrica acaba. O trabalho, um dia, acaba. O computador acaba. E você reza para que todos eles acabem antes que você se acabe.
Os números e tudo que é infinito, ainda que por cansaço, acabam. Vão acabar a necessidade, o desejo e a vontade. O que é bom acaba. O que é ruim acaba. O óbvio, o sutil, o diáfano, o precário, o obtuso acabam. As melhores bandas de rock acabam. As piores também. Paixão, rancor, carinho, raiva, amizade e todo e qualquer outro sentimento acaba.
As reservas particulares do patrimônio natural acabam. Marx, os Beatles, Dostoievski, Warhol, Gandhi e todos os outros acabaram. Dercy Gonçalves, embora não pareça, também acabará.
Uma dança do Corpo, uma peça do Galpão, uma letra do Chico acabam. A cidade, o mundo, deus, a vida, tudo, absolutamente tudo, acaba. E ao contrário do que disse Paulo Mendes Campos sobre o amor, tudo acaba e não renasce. Não começa de novo.
stoN

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo se acaba.
Olha o noticiário!
Água se acaba.
Se acaba a prece do vigário.
E eu quero ser a mendiga suja e descabelada
Dormindo na vertical.
Entender como a vida de alguém
Se acaba antes do final.

Prefiro Lou Reed do Velvet Underground.
Gosto de Silvia Plath, S.Eliot,
Emily Dickinson, Lucinda,
Délia, Manoel de Barros ficam eternos por mim.

(Notícias Populares. Ana Carolina)

Ston disse...

Até a Ana Carolina acaba...