21/08/2008

Cantar de si


Combinei com um amigo uma brincadeira: fizemos uma lista de amigos em comum e nos propusemos apontar músicas que identificassem cada um deles. Além deles também nos incluímos na lista. Tive alguns dias para tão árdua tarefa e, como era de se esperar (ou desesperar) escolher minha música foi a mais difícil. “Certas canções que ouço/ Cabem tão dentro de mim/ Que perguntar carece/ Como não fui eu que fiz”. E mais do que certas, são tantas e várias. Pensei na inusitada Under Pressure do Queen; considerei arriscar algo meio sem noção como Bille Jean – Michael Jackson. De melancólico que sou, pensei na bucólica Minha Casa do Zeca Baleiro e cogitei, também dele, o poema redondinho Nalgum Lugar, do E. E. Cummings, primorosamente musicado. Por não ser só de letra, pensei no Trenzinho Caipira do Villa Lobos. E meus devaneios continuaram já que não sou novo nem bossa. Talvez boçal, mas o punk rock não me pega mais...
Depois de muita peleja fiquei entre três. Duas delas são brejeiras e tristes: Lamento Sertanejo e Tristeza do Jeca. Dão conta de um lado meu que se recusa a sair do fundo da grota onde foi talhado. Ao final, talvez um tanto presunçosamente, escolhi a terceira: Iolanda da dupla Buarque & Milanés. Só o fato de ser um bolero já justificaria a escolha, mas, além disso, ela fala de um amor tão inquebrantável e, paradoxalmente, cheio de fragilidades. Vejo-me assim, pelo menos hoje. “E se me faltares, nem por isso eu morro. Se é pra morrer quero morrer contigo”. E pra você? Qual é a música?
Ston

14 comentários:

Henrique disse...

essa é você:

Escândalo
Angela Rô Rô
Composição: Caetano Veloso

Mas, doce irmã, o que você quer mais
Eu já arranhei minha garganta toda atrás de alguma paz
Agora nada de machado e sândalo
Eu já estou sã da loucura que havia em sermos nós
Também sou fã da lua sobre o mar
Todas as coisas lindas dessa vida eu sempre soube amar
Não quero quebrar os bares como um vândalo
Você que traz o escândalo irmã luz
Eu marquei demais, tô sabendo
Aprontei de mais, só vendo
Mas agora faz um frio aqui
Me responda, tô sofrendo
Rompe a manhã da luz em fúria arder
Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê?
Se ninguém tem dó, ninguém entende nada
O grande escândalo sou eu aqui só
Mamãe, eu já marquei demais, tô sabendo
Aprontei de mais, só vendo
Mas agora faz um frio aqui
Me responda, tô sofrendo
Rompe a manhã da luz em fúria arder
Dou gargalhada, dou dentada na maçã da luxúria, pra quê?
Se ninguém tem dó, ninguém entende nada
O grande escândalo sou eu
Aqui só





já postada anteriormente.

Ston disse...

Meu caro Gatomário, obrigado. Identifico-me sim, até certo ponto. E a sua? Vamos! Coragem!

Anônimo disse...

é a mesma.

Anônimo disse...

KKKK...Super legal!

Three Little Birds
Bob Marley

Don't worry about a thing,
'Cause every little thing
gonna be all right.

Saying , don't worry about a thing
'Cause every little thing
gonna be all right.

Rise up this morning
Smile with the rising sun
Three little birds
It's by my doorstep
Singing sweet songs
of melodies pure and true
Sayin',"This is my message to you",uh,uh

Saying don't worry about a thing
'Cause every little thing
gonna be all right.

Saying don't worry about a thing
'Cause every little thing
gonna be all right

Rise up this morning
Smile with the rising sun
Three little birds
It's by my doorstep
Singing sweet songs
Of melodies pure and true
Sayin', "This is my message to you" uh, uh

Singing don't worry about a thing,
worry about a thing, oh!
Every little thing gonna be all right.
Don't worry!
Singing don't worry about a thing"
I won't worry!
'Cause every little thing gonna be all right.

Singing don't worry about a thing,
'Cause every little thing gonna be all right
I won't worry!
Singing don't worry about a thing,
'Cause every little thing gonna be all right.
Singing don't worry about a thing, oh no!
'Cause every little thing gonna be all right!

Acho impossível uma única música identificar uma pessoa, mas a mesma música pode ser a predileta de várias pessoas.

MMarxC

Ston disse...

Mandou bem, Menino Deus. "Every little thing gonna be all right". Bj

Anônimo disse...

me esqueci de uma outra que gosto muito também:




'Oh, say, can you see, by the dawn's early light
What so proudly we hailed at the twilight's lasted gleaming?
Whose broad stripes and bright stars, through the perilous fight,
O 'er the ramparts we watched, were so gallantly streaming.
And the rockets` red glare, the bombs bursting in air,
Gave proof through the night that our flag was still there.
Oh, say, does that star-spangled banner yet wave
O'er the land of the free and the home of the brave?

On the shore dimly seen, through the mists of the deep,
Where the foe's haughty host in dread silence reposes,
What is that which the breeze, o'er the towering steep,
As it fitfully blows, half conceals, half discloses?
Now it catches the gleam of the morning's first beam,
In fully glory reflected, now shines on the stream:
'Tis the star-spangled banner: oh, long may it wave
O'er the land of the free and the home of the brave.

And where is that band who so vauntingly swore
That the havoc of war and the battle's confusion
A home and a country should leave us no more?
Their blood has vanished out their foul footstep's pollution.
No refuge could save the hireling and slave
From the terror of flight, or the gloom of the grave:
And the star-spangled banner in triumph doth wave
O'er the land of the free and the home of the brave!

Oh, thus be it ever when freemen shall stand.
Between their loved home and the war's desolation!
Blest with victory and peace, may the heaven-rescued land
Praise the Power that has made and preserved us a nation.
Then conquer we must, when our cause it is just.
And this be our motto: "In God is our trust".
And the star-spangled banner in triumph shall wave
O'er the land of the free and the home of the brave.'

Ston disse...

The Star-Spangled Banner, quem diria ein? Vc ainda me surpreende: acho que é isso que mais gosto em você, Gatomário. Não resisto e deixo uma tradução... Bj


Ó, diga, você consegue ver, na primeira luz do amanhecer
O que saudamos, tão orgulhosamente, no último brilho do crepúsculo?
Cujas amplas faixas e brilhantes estrelas, durante a luta perigosa,
Sobre os baluartes assistimos, ondulando tão imponentemente?
E o clarão vermelho dos foguetes, as bombas estourando no ar,
Deu-nos prova, durante a noite, que nossa bandeira ainda estava lá.
Ó, diga, a bandeira estrelada ainda tremula
Sobre a terra dos livres e o lar dos valentes?
II
Na costa, vista com dificuldade pelas névoas do oceano profundo,
Onde as orgulhosas hostes do inimigo em silêncio temeroso repousam,
O que é que a brisa, sobre o altíssimo precipício,
Enquanto sopra irregularmente, ora esconde, ora expõe?
Eis que ela reflete o brilho do primeiro raio de luz da manhã,
Em toda a sua glória refletida brilha sobre o rio:
É a bandeira estrelada! Ó, que por muito tempo ela tremule
Sobre a terra dos livres e o lar dos valentes.
III
E onde está aquela tropa que jurou tão solenemente
Que a destruição da guerra e a confusão da batalha
De um lar e de um país nos privariam?
O seu sangue limpou a infecta poluição de seus passos.
Nenhum refúgio poderia salvar o mercenário e o escravo
Do terror da fuga, ou da escuridão do sepulcro:
E a bandeira estrelada em triunfo ainda tremula
Sobre a terra dos livres e o lar dos valentes!
IV
Ó, assim seja sempre, quando os homens livres se colocarem
Entre seu amado lar e a desolação da guerra!
Abençoada com vitória e paz, que a terra resgatada pelos céus
Louve o Poder que nos fez e preservou como nação.
Então prevalecer devemos, quando nossa causa for justa,
E este seja nosso lema: "Em Deus está nossa confiança ".
E a bandeira estrelada em triunfo tremulará
Sobre a terra dos livres e o lar dos valentes!

Anônimo disse...

Certas coisas (Lulu)

Não existiria som se não houvesse o silêncio
Não haveria luz se não fosse a escuridão
a vida é mesmo assim: dia e noite, sim e não (etc e tal)

(geminiana como eu)

Giuliano Gimenez disse...

putz, é uma tarefa espinhosa, mas nos últimos dias tenho me contentado com My song, de Keith Jarret e Clair de lune, de Debussy. Bem, em mpb, eu poderia dizer todas do chico, mas arrisco: Tempo e artista. é isso

Anônimo disse...

Dificil demais determinar uma única música!!!
Acho que todos nós temos uma música para cada momento de nossas vidas, não é mesmo?
Tenho me identificado um bocado com a "message in a bottle" do "the police" nos últimos tempos.
Beijos
Beta

Just a castaway, an island lost at sea, oh
Another lonely day, with no one here but me, oh
More loneliness than any man could bear
Rescue me before I fall into despair, oh

Ill send an s.o.s. to the world
Ill send an s.o.s. to the world
I hope that someone gets my
I hope that someone gets my
I hope that someone gets my
Message in a bottle, yeah
Message in a bottle, yeah

A year has passed since I wrote my note
But I should have known this right from the start
Only hope can keep me together
Love can mend your life but
Love can break your heart
Ill send an s.o.s. to the world
Ill send an s.o.s. to the world
I hope that someone gets my
I hope that someone gets my
I hope that someone gets my
Message in a bottle, yeah
Message in a bottle, yeah
Message in a bottle, yeah
Message in a bottle, yeah

Walked out this morning, dont believe what I saw
Hundred billion bottles washed up on the shore
Seems Im not alone at being alone
Hundred billion castaways, looking for a home
Ill send an s.o.s. to the world
Ill send an s.o.s. to the world
I hope that someone gets my
I hope that someone gets my
I hope that someone gets my
Message in a bottle, yeah
Message in a bottle, yeah
Message in a bottle, yeah
Message in a bottle, yeah
Sending out at an s.o.s.
Sending out at an s.o.s.
Sending out at an s.o.s.
Sending out at an s.o.s.
Sending out at an s.o.s.
Sending out at an s.o.s...

Anônimo disse...

PS. Vocês perderam a cerveja gelada, a lingüiça de frango e a Caponata! Boteco gourmet esse daqui... Sua parcela da pinga vem em breve! GatoMário quer participar da partilha da pinga também?
Beta

Ston disse...

Gente, essa coisa tá massa. Celi, concordo demais com sua escolha, meu geminiano amigo. Quase também mandou bem demais. Tempo e artista é sublime. Beta, mais uma vez desculpe-me o furo.Que pena que perdi tantos quitutes. Bj a todos e todas.

Anônimo disse...

Vai aí a minha.

Abraços em todos!

...Eu...
Ando pelo mundo...
Prestando atenção em cores que eu não sei o nome...
Cores de Almodóvar...
Cores de Frida Kahlo.
Cores...

Passeio pelo escuro...
Eu presto muita atenção no que meu irmão ouve...
É como uma segunda pele,
Um calo, uma casca,
Uma cápsula protetora.
Ai... Eu quero chegar antes...
Prá sinalizar o estar de cada coisa.
Filtrar seus graus...

Eu ando pelo mundo...
Divertindo gente...
Chorando ao telefone...
E vendo doer a fome nos meninos que têm fome...

Pela janela do quarto,
Pela janela do carro,
Pela tela, pela janela...
Quem é ela???
Eu vejo tudo enquadrado.
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo...
E os automóveis correm...
Para quê?
As crianças correm...
Para onde?
Transito entre dois lados.
De um lado,
Eu gosto de opostos...
Exponho o meu modo...
Me mostro.
Eu canto para quem?

Pela janela do quarto,
Pela janela do carro,
Pela tela, pela janela...
Quem é ela?...
Eu vejo tudo enquadrado...
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo...
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço...
Meu amor cadê você?
Eu acordei...
Não tem ninguém ao lado...

Pela janela do quarto,
Pela janela do carro...
Pela tela, pela janela...
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado...
Remoto controle...

Ston disse...

Ferdinando em cores e andanças... Boa!